quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Condução: parte I

"Some people, were born to sit by a river. Some get struck by lightning. Some have an ear for music. Some are artists. Some swim. Some know buttons. Some know Shakespeare. Some are mothers. And some people, dance."

Para quem, como eu, já viu o filme "The Curious Case of Benjamin Button" mais vezes do que o socialmente compreensível e aceitável, esta frase não será estranha. A ideia da dita é, como é bastante fácil de perceber, que todos nascemos talhados para alguma coisa, com jeito para isto ou para aquilo, que com mais ou menos dons a registar, todos somos realmente bons em qualquer coisa. Por acaso, eu ainda não descobri em quê, mas isso são outras histórias.

A questão é que, como em quase tudo, há o reverso da medalha. Todos, acho, somos também realmente maus em qualquer coisa. ou em duas ou três. Ora eu, a juntar à falta de delicadeza com a espécie humana, descobri outro podre: sou uma péssima condutora.

Decidi que, aos 23 aninhos, estava mais que na altura de deixar de andar a pé e pedir boleia aos meus já cansados amigos e pus-me a tirar a cartinha, aproveitando (mais uma vez) a abundância de tempo dos meus dias.

No código, à excepção do terror do decorar das velocidades de tudo o que mexe, nem tive grandes dificuldades. Aos poucos e com um bocadinho de estudo aqui e acolá, lá me ajeitei e passei no exame. Com três erradas, dois enfartes do miocárdio e um cerebral, mas passei, vá.

Os meus amigos, no geral, todos me garantiram que o mais difícil já tinha passado, que o código era um berbicacho daqueles e que a condução é que era espectacular. Que tanta aula (são 30) para uma coisa tão fácil até era um exagero! Hum, hum.

As primeiras aulas foram o terror. Ele é mudanças, luzes, pedais, sinais, peões, passadeiras, estacionar, inverter a marcha (pânico) e o diabo a sete. Calma aí, que eu não tenho cérebro para tanto!

Entretanto o drama abrandou. Já sou capaz de mudar de mudanças sem grandes festivais, mas continuo a ser péssima, PÉSSIMA, em manobras. Inversão de marcha é mentira, a estacionar sou uma vergonha e contornar passeios, enfim...

Faltam 10 aulas para as 30 e eu sinto que a minha instutora, que é um amor e ouve a Antena 3 (valha-me isso), está prestes a perder a paciência que lhe resta e a enfiar-me a cabeça no volante 100 vezes seguidas. Só para ver se eu perco os sentidos e me torno mais concentrada e habilidosa. É que, a sério, quietinha, ou mesmo inconsciente, é que eu estou bem.

(Agradeço, de coração, testemunhos que me façam sentir bem, esperançada e um bocadinho menos idiota. Todos os bons condutores, os que o foram desde sempre, calem-se, se fizerem o favor.)

12 comentários:

  1. Eu já partilhei contigo a minha história dramática das aulas de condução. Se isso não te fez sentir esperançada, não sei o que fará. Salomé

    ResponderExcluir
  2. Puh, acredita que quando passamos no exame de condução, não existe uma única pessoa que esteja apta para conduzir nas estradas! Tens a autorização para andar nas estradas, certo. Mas a experiência vem com o tempo. Eu levei um ano (depois de ter tirado a carta) sem estacionar entre dois!!! E ficava envergonhada quando deixava o carro ir a baixo ou quando atrapalhava o trânsito. Hoje, estou-me nas tintas. Apitem e passem por cima. Não sou uma excelente condutora... Mas também não sou a pior do mundo. E tu também não serás. ;) Força e, acima de tudo, paciência.*

    ResponderExcluir
  3. E caso não passes no exame de condução... Lembra.te sempre da Cats! ;P

    ResponderExcluir
  4. .... haaaa... tens aulas a k horas? ..é só uma pergunta Px

    ResponderExcluir
  5. Força nisso, eu subscrevo o comentário acima. Ninguém está bom para conduzir só porque é encartado (expressão que odeio). Mas vais ver que passados uns meses já vês a coisa com outros olhos e já não tens de pensar para pôr mudanças ou que tens de fazer pisca, virá tudo naturalmente. Força nisso!

    ResponderExcluir
  6. Ei, a Cats!!! Pronto, está bem, mas com o mal dos outros posso eu e pode a carteira dos meus pais bem!

    ResponderExcluir
  7. Vou-te fazer feliz!
    Na 1ª aula de condução o instrutor disse-me "liga o carro e começa a andar devagarinho" e eu respondi-lhe: "como é que se liga o carro? E onde e que é o acelerador e o travão? Já agora, para que serve o 3º pedal?"

    Depois de 30 lições ele disse que se eu passasse o exame seria um milagre! Fiz mais 2 ou 3 lições que ele me deixou fazer gratuitamente, e no final...passei! Yupi! :)

    O meu 1º carro era uma banheira e ainda bem porque todos os meses ficava sem um retrovisor!

    Entrava em ruas em sentido contrário por distracção, quase atropelava pessoas quase diariamente, subidas eram todas evitadas ou feitas em 1ª a arranhar o motor com medo de parar a meio!

    Já passaram 10 anos...e hoje já sou uma condutora razoável...depois de hmmm centenas de multas, reboques, acidentes, etc!

    :)

    ResponderExcluir
  8. Primeiro de tudo, falando do filme:
    Deste-me vontade enorme para rever o filme. E não, não vi mais do que uma vez (apenas no cinema). Adorei, muito bom, sem dúvida.
    Relativamente às frases iniciais (que, se bem me lembro, julgo serem logo no início do filme), meteram-me a pensar novamente no futuro...

    Relativamente à condução... precisas praticar. Dou-te um conselho... instala um jogo "Bus Driver" (ou algo que seja de carros), ou Midtown Madness para treinares. Não é a mesma coisa... mas começas a ganhar alguns truques por ti própria e não stressas tanto na condução real.

    Nada de medos...

    ResponderExcluir
  9. hahaha...a diferença é que nos exames de condução em albergaria só passa à primeira quem pagar por baixo da mesa. O pior é que toda a gente sabe disso e a prova da minha não azelhice é que passado um dia de ter carta a primeira viagem que fiz foi ir para Coimbra. ah pois é! Para alguns passarem, têm outros que chumbar para dar lucro à coisa, infelizmente. Mas não vou continuar a falar de tristezas. Não te preocupes com a atrapalhação inicial, porque é normal. Com a experiência vais melhorando e, um dia, poderás conduzir tão bem como eu:D
    CatS^^

    ResponderExcluir
  10. Mas, Cats, isso significaria regredir!! Ah, ah. Just kidding.

    ResponderExcluir
  11. Pela minha experiência, se não bateres em retrovisores de outros carros, não tirares prioridade a outros carros nem andares em sentido proibido, a coisa corre bem. E, nas vésperas do exame, tentar não falar com pessoas que chumbaram (que vão querer sempre contar como o seu chumbo foi ridículo e como te pode acontecer perfeitamente a ti) também não é má ideia.

    ResponderExcluir
  12. Toma um xanax ou bebe uns bagaços antes das aulas. De certeza que vais para la mais relaxada. Talvez piores nas manobras mas nem te importarás com isso. Just Kidding ;p tens que ter confiança que vais conseguir superar mais este desafio!

    ResponderExcluir